14 de agosto de 2008

O Atentado














"Não há felicidade sem dignidade e não há sonho possível sem liberdade..."

"Não devolvemos à rosa a sua graça ao pô-la numa jarra, desnaturamo-la; julgamos embelezar o nosso salão mas, na realidade, apenas desfiguramos o seu jardim..."

"Podem tirar-te tudo, os teus bens, os teus anos mais belos, todas as tuas alegrias e todos os teus méritos, até à última camisa, mas restar-te-ão sempre os sonhos para reinventar o mundo que te confiscaram..."

Frases que ilustram dois mundos que nunca se cruzam. Estão em diferentes páginas do livro O Atentado de Yasmina Khadra. Uma narrativa fulminante que mostra o drama de um cirurgião árabe naturalizado israelita, que dedica a vida à sua esposa amada e a uma carreira distinta de cirurgião. De repente, num intenso dia no hospital, provocado por um atentado, descobre que a bombista suicida é a sua propria mulher. Daí em diante, depois do grande choque, regressa às contradições, e à humilhação de que fugira a vida toda. Uma história viva e cativante.

6 comentários:

José António disse...

As frases tornam o livro apetecível. Vou espreitá-lo para o resto das férias.

pura eu disse...

Faça isso... garanto-lhe que é mais uma bela forma de perder tempo.

Anónimo disse...

Viva miúda,
tudo bem por aí?
Até à 1 mês atrás,se me tivesses perguntado,era capaz de dizer-te que o meu livro preferido é o "Cem Anos de Solidão" seguido de uns tantos do Jorge Amado.Mas isso era até ter lido o livro que vou ter o atrevimento de te recomendar:"Gente Independente".
O autor é um antigo prémio Nobel norueguês,HALLDOR LAXNESS.Esse é daqueles que marcam.Bjs

pura eu disse...

Meu caro Ka-el...
...antes de tudo, devo remarcar a tua ausência como um caso repreensível...posto isso, agradeço o "atrevimento" e prometo agir em conformidade.

Beijos

Anónimo disse...

miúda,
quem disse que estive ausente?acredita que nao estive...venho cá ao teu sitío todos os dias,embora travestido de "homen invesível".Deixa-me saber se não conseguires o livro de Haldor Laxness..bjs

pura eu disse...

Penitencio-me pela desmerecida repreensão. Vou procurar o livro em dois sitios da cidade, se não o encontrar... darei um sinal, usando métodos especiais para contactar um invisível. bjs