25 de agosto de 2008

Mudança de táctica

















- Decidi que quero ser artista. Não me persegue, mulher!


Assistia, domingo, ao resumo da semana no Repórter África, emitido na RTP África, e, de repente, eis que surge numa peça sobre uma reunião camarária na Cidade da Praia, uma ilustre munícipe a dizer que os praienses são autênticos “selvagens e mal educados”, e que parecem gente que nunca lidou com a autoridade. De registar que a senhora é ilustre, mereceu ouvido, e teve até direito a entrevista para dizer essas pérolas que vão contribuir, sobremaneira, para a resolução dos problemas das construções clandestinas!

Anu!

Mas Os momentos que está prestes a completar 4 anos de vida, parafraseando Corsino Fortes, declara-se de boca concêntrica, e pretende, a partir de Setembro, reagir friamente a esses floridos de pensamento, e dedicar-se, exclusivamente, quem sabe, a uma carreira artística qualquer. Já tem em vista uma galeria na Capital, o que faz crer serem as artes plásticas o seu novo campo de eleição. Mas, dizia…

“Depois da hora zero
E da mensagem povo no tambor da ilha
Todas as coisas ficaram públicas na boca da república
As rochas gritaram árvores no peito das crianças
O sangue perto das raízes
E a seiva não longe do coração”

Corsino Fortes

6 comentários:

Redy Wilson Lima disse...

Também vi e ouvi o que a senhora disse e sinceramente, penso que não disse nenhuma mentira.
Acredita que já ouvi coisas bem mais piores, de gente muito mais ilustre, tanto aqui como no estrangeiro, e trata-se apenas de opiniões.
Inclusive existe um programa na SIC Notícias intitulado opinião pública onde estas preciosidades aparecem a cada minuto.

Edy disse...

Oi miúda,
acabei de responder ao teu comentário no "alibemtempu"...pois é,eu também vi essa pérola mas confesso que não conheço a senhora e não fazi ideia que é uma ilustre praiense...Paraben pelos 4 aninhos...depois mando a tua prenda...

pura eu disse...

Redy, há formas de dizer "certas verdades" quando a nossa intenção é ajudar: e me pareceu que a senhora foi convidada nesse sentido, para dar contribuições: por isso, a apelidei de ilustre Edy :)
Um abraço Anastácio. Volta sempre.

Margarida

Redy Wilson Lima disse...

É verdade, mas pelo que entendi a afirmação que os praienses estão cada vez mais brutos e selvagens foi uma opinião expressa fora do encontro (foi mais um desabafo do qual tenho a mesma opinião) com a CMP.
Lá dentro penso que ela deu a sua contribuição como técnica.

pura eu disse...

Mas como a peça não foi algo alheio ao encontro, depreende-se, pelo tom da técnica, que a sua contribuição não terá sido diferente, e, a todos os títulos, condenável.

Edy disse...

Redy,o interessante nas afirmações como esta de os praienses estarem "cada vez mais brutos e selvagens" e outros parecidos é que esses tipos de discursos ou afirmações separa artificialmente um "Nós" de "Outros" (sabemos quem é o "nós" e quem são os "outros"),implica a diferenciação do "agora" com o "antes" onde "os praienses não seriam nem brutos nem selvagens"...