28 de agosto de 2008

The world support Obama

Example






















Nada como poder dizer as coisas como elas são: ou, pelo menos, como acreditamos que sejam. Lembro-me de numa das edições do Debate Africano da RDP África, há já alguns meses, o comentarista cabo-verdiano, José Luís Hopffer Almada, alertar a um dos seus colegas que, Obama, além das suas capacidades intelectuais e políticas garantes de uma boa presidência, a sua candidatura, em si, era uma grande vitória simbólica para América e para o mundo.

Hopffer Almada sublinhou, para o refrescamento da memória do seu confrade, que ainda na década de 60 os negros americanos sofriam com barreiras primárias para aceder aos mais básicos direitos, incluindo o de ir e vir. Isto apenas para reafirmar que a nomeação, ontem, na convenção dos Democratas, de Barack Obama como candidato desse que é um dos maiores partidos dos Estados Unidos da América é uma grande vitória para os negros, e para o mundo que pode estar a se distanciar das barbaridades iniciadas com a espoliação dos novos mundos a partir do século XV.

Esta verdade naturalizada, e intencionalmente longínqua, tem alimentado a atenção, sem precedentes, de grande parte do Globo para com as eleições nos Estados Unidos, mas não tem sido frisada, e nem cai bem. Primeiro, porque deita por terra o projecto Obama Presidente, segundo, porque não convém, nunca conveio.

Ontem, depois da nomeadação, por aclamação, de Obama, as reacções vieram em catadupa; dos colegas senadores, dos mandatários, de governantes, entre eles o Mayor de New Orleans, que sofreu “na pele” o desastre Katrina, mas se contiveram todos. Apenas o anchors da CNN reafirmava, sem constrangimentos, “este é um momento histórico. Barack Obama é o primeiro negro a ser nomeado candidato de um dos maiores partidos da América”.

Mas a procissão ainda vai no adro, e não se pode esquecer da declaração de Noam Chomsky, reconhecido linguista e activista político norte-americano, proferida em Boston, meses atrás, "O Partido Republicano, que tem uma vertente realmente fascista, conta com uma formidável máquina de difamação e vilipêndio que ainda não foi posta em marcha contra Obama, mas que sem dúvida será".

2 comentários:

Edy disse...

Será que ele vai ganhar miúda?
Gostaria que sim,mas tenho dúvidas...se ganhar pago-te um cházinho de tarde...

pura eu disse...

Acompanho com olhos de ver (como posso) a candidatura de Obama, e ainda não estou em condições de afirmar que ele vai ganhar :(
Um chá de tarde é uma bela comemoração de vitória. A ver vamos...